Economista brasileira ganha título da realeza britânica por “investimentos de impacto”

Daniela Barone Soares no Palácio de Buckingham após receber título OBE da realeza britânica • Daniela Barone Soares

A economista brasileira Daniela Barone Soares recebeu na quinta-feira (28) o título de oficial da Ordem do Império Britânico (OBE) por trabalhos relacionados a investimentos de impacto positivo em áreas como transição energética, desenvolvimento sustentável, equidade, saúde, entre outras.

“A princesa [Anne] me deu os parabéns e disse pra eu continuar nesse caminho”, revelou Daniela em entrevista à CNN Brasil.

A honraria foi concedida pela princesa Anne, irmã do rei Charles III, durante uma cerimônia no Palácio de Buckingham, sede da monarquia britânica em Londres. Apenas Anne, a Princesa Real, o herdeiro aparente da Coroa, o príncipe William, e o monarca, Charles, podem conceder o título, que pode ser usado por Daniela ao final do nome.

A Ordem do Império Britânico tem mais de 100 mil membros que fizeram contribuições importantes em áreas como literatura, esporte, música, artes cênicas, entre outras. A lista inclui nomes como JK Rowling, autora da saga Harry Potter, o ex-jogador David Beckham e a atriz Keira Knightley.

Medalha recebida por Daniela Barone Soares no Palácio de Buckingham • Daniela Barone Soares

“Investimentos de impacto”

Nascida em Belo Horizonte, a economista Daniela Barone Soares já atuou no mercado financeiro e hoje preside a Snowball Impact Investments, empresa de investimentos que promove impacto social e ambiental para comunidades “sem comprometer retornos financeiros”, segundo o próprio site.

“Nossos resultados mostram que é possível crescer economicamente sem destruir o planeta. (…) O produto ou o serviço da empresa contribui para uma solução social e/ou ambiental e esse impacto é mensurado”, define Daniela.

Um quarto do portfólio da Snowball está alocado em projetos de transição energética. Daniela destaca o potencial do Brasil para a área, mas faz uma ressalva: “O Brasil tem uma oportunidade enorme de ter uma liderança na economia verde (…), mas é necessário planejamento estratégico de longo prazo”.

O Reino Unido, onde Daniela mora hoje em dia, se tornou neste ano o primeiro país do G7 a abandonar a queima do carvão para a produção de energia. A economista reforça que a decisão do governo sinaliza uma direção estratégica para empresas e indústrias.

Premiação no Brasil

Além do título da realeza britânica, Daniela Barone Soares recebeu o prêmio Personalidade do Ano 2024 da Câmara Britânica de Comércio e Indústria no Brasil. A premiação ocorreu no Rio de Janeiro. Segundo a Britcham, a atuação dela na relação bilateral entre Brasil e Reino Unido, promovendo oportunidades para o “desenvolvimento econômico sustentável”.

Daniela Barone Soares em premiação da Britcham, no Rio de Janeiro • Divulgação Britcham / Daniel Lewinsohn

Créditos: Diego Pavão, da CNN