O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá participar, na próxima quarta-feira (8), de cerimônias em memória dos dois anos dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Um abraço simbólico está previsto na Praça dos Três Poderes. O ato foi convocado pela Frente Brasil Popular, de movimentos sociais.
No encontro haverá a apresentação da restauração de 21 obras de arte que haviam sido depredadas. Dentre essas obras está o relógio trazido ao Brasil por Dom João VI em 1808, que virou símbolo do ato antidemocrático, e foi consertado na Suíça, sem custo para o Brasil. Durante a cerimônia, será apresentada a obra “As Mulatas”, de Di Cavalcanti.
Os presidentes dos Poderes e governadores foram convidados a participar do evento no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), mas ainda não se sabe se o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), estarão presentes. Os candidatos à sucessão deles no Congresso, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), respectivamente, também foram chamados.
Créditos: Bnews