Na manhã desta sexta-feira (27), o presidente da Bahia Farm Show, Odacil Ranzi, esteve presente no ‘Bahia Export – 1º Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes’, na sede da Fieb, no stiep, para discutir ações e investimentos dos portos no estado.
Em entrevista ao BNews, ele destacou programas como o Podeagro, voltado para o desenvolvimento da agropecuária, além de mudanças que tem sido feitas no oeste baiano: “Nós estamos transformando a logística do oeste baiano, com a construção de pontes e de asfaltos. Estamos avançando muito rapidamente, fazendo em torno de 100 km por ano em estradas vicinais de 20, 25, 30, 40 km. Isso é muita coisa para uma associação fazer”
Quando questionado se a possível saída da Via Bahia da concessão das rodovias do estado traria um avanço para economia local, Odacil se mostrou favorável: “Há muito anos que existe essa guerra com a via Bahia por não dá a devida atenção as BRs que ela tem a concessão. Com o término do contrato, vai melhorar muito os benefícios da população baiana”, afirmou.
Ele participou de um painel sobre para discutir sobre as melhorias dos portos. Junto a ele, estava o presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), Roberto Oliva, a diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Wilson Sons, Roberta Carvalhal, e da vice-presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Alessandra Zanotto Costa.
“É muito importante essas trocas de ideias, esses debates. Nós temos os nossos gargalos de BR para chegar até Salvador, gargalos de porto, tanto na exportação do algodão, como as soja, de adubos, dos insumos. Tenho certeza que nos próximos 10 anos essa parte de logística vai estar resolvida”, planeja ele, otimista.
Créditos: Portal BNEWS