O prefeito de Salvador, Bruno Reis, marcou presença nos fetejos da Lavagem do Bonfim, na manhã desta quinta-feira (16). À imprensa, o gestor compartilhou sua experiência no Benin, no oeste da África, e a relevância das religiões de matriz africana para a cultura local e baiana, destacando o sincretismo religioso presente nas celebrações.
“Tivemos a oportunidade de conhecer a espiritualidade que está intimamente ligada às nossas origens, como o Candomblé, originário do Vudum, religião com uma força enorme no Benin. Foi uma experiência enriquecedora para entender melhor as manifestações de fé e, assim, tomar decisões mais acertadas. O Benin ainda enfrenta grandes dificuldades, problemas até maiores do que os nossos aqui”, afirmou.
O prefeito destacou que a visita ao Benin trouxe força e inspiração para enfrentar os desafios de Salvador, reforçando seu compromisso com a melhoria da cidade. Bruno Reis também falou sobre o sucesso de Salvador no turismo, especialmente durante o verão, quando a cidade fervilha de festas, movimenta a economia e atrai turistas de todo o mundo.
“Para o profano, vamos todos, sem bebida, até a colina sagrada, depois todo mundo liberado. Na volta, a festa já estará no clima com o Bonfim Light. O verão está bombando, superamos os números pré-pandemia, com recordes de visitação e ocupação hoteleira. Salvador é, sem dúvida, a cidade mais falada e desejada para visitar no verão. Vamos fazer deste ano um grande ano”, completou.
A Lavagem do Bonfim marca o início do calendário festivo de verão em Salvador, que é repleto de festas e prepara a cidade para o agito do Carnaval, que ocorrerá em fevereiro, movimentando diversos setores da capital baiana.