Urgente!
19 abr 2025, sáb

Overclean: Ex-secretário de Salvador é um dos alvos de nova fase da operação que investiga desvio bilionário

Bruno Barral, ex-secretário de Educação de Salvador e atual gestor da mesma pasta em Belo Horizonte (MG), foi afastado do cargo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Overclean. Ele é um dos investigados na terceira fase da ação, deflagrada nesta quinta-feira (3) pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A operação apura um esquema bilionário de fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro, com foco no desvio de recursos públicos. Barral chegou ao cargo em Belo Horizonte com o apoio do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) e do consultor Marcos Moura, conhecido como o “Rei do Lixo”. Moura é apontado como um dos principais alvos da investigação.

A Overclean já cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), São Paulo (DF) e Aracaju (SE). A apuração indica que o grupo direcionava recursos de emendas parlamentares e convênios para empresas e indivíduos ligados a administrações municipais, utilizando contratos superfaturados.

Fonte:bnews