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18 abr 2025, sex

Com recursos do Novo PAC, Governo da Bahia define consórcio responsável por reforma milionária em aeroporto

governo da Bahia já definiu as empresas que vão executar as obras de reforma e ampliação do Aeroporto de Barreiras (Dom Ricardo Weberberger), no Oeste baiano — que é administrado pela gestão estadual. A licitação havia sido lançado pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) em outubro de 2024.

Trata-se do consórcio formado pelas empresas Pórtico Construções, Eterc Engenharia e pela Empresa Brasileira de Soluções Aeroportuárias (EBSA). As intervenções, que devem custar mais de R$ 44 milhões, com uma parte sendo custeadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) e uma outra parcela com recursos do governo da Bahia.

O projeto prevê a construção de um novo terminal de passageiros; reforma e ampliação da Pista de Pouso Decolagem (PPD); construção do novo pátio de aeronaves e serviços complementares de drenagem e infra do balizamento noturno e auxílio à navegação.

Também está prevista a reforma e a adequação da taxiway — que é a pista de rolamento de aeronaves em um aeroporto, que permite que elas se desloquem entre o terminal, hangares, pátios e outras instalações. Com a intervenção, a expectativa é que o aeroporto amplie sua operação para aviões com capacidade de aproximadamente 200 passageiros.

De acordo com a Seinfra a previsão de duração da obra de construção do terminal de passageiros do Aeroporto de Barreiras é de 360 dias (um ano) depois da assinatura da ordem de serviço conforme informado no edital disponível no site do órgão. Já a ampliação da pista de pouso e decolagem deve durar 240 dias (oito meses) logo após ser autorizada.

Recursos federais

A reforma do Aeroporto Dom Ricardo Weberberger foi anunciada no ano passado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). Na oportunidade, ele detalhou o empenho de R$ 89,5 bilhões na realização de obras e projetos que serão executados na Bahia. Em setembro de 2024, durante evento em Salvador, Rui destacou a importância da reforma do equipamento.

”Uma melhor logística significa aumentar a capacidade de competição do estado da Bahia para outros lugares, não só do Brasil, mas da América do Sul. Então eu acho que o agronegócio do Oeste ganha”, afirmou o ministro na época.

O entendimento do governo federal é que o Aeroporto de Barreiras, por estar situado no topo da Serra da Bandeira — uma das principais regiões produtoras de grãos e pecuária do Brasil — é um importante polo econômico do estado e está incluído no Plano Aeroviário Nacional (PAN), priorizando investimentos federais para sua modernização.

Essa modernização, inclusive, tem sido cobrada pelo prefeito de Barreiras, Otoniel Nascimento (União). Em conversa com o g1, o gestor municipal chegou a afirmar que o aeroporto da cidade é o “principal entrave” para o desenvolvimento da região Oeste, já que, com pista de pouso e terminal de passageiros pequenos, os aviões de grande porte não têm autorização para pousar no equipamento.

De acordo com o prefeito da cidade, a demanda para voos na região é alta, principalmente nos trechos Barreiras – Salvador e Barreiras – Brasília, no Distrito Federal. Atualmente, há um voo diário entre a cidade do oeste e a capital baiana, mas ainda assim o transporte é insuficiente. O trecho Barreiras e capital federal ainda não é ofertado.

“No Oeste da Bahia nós temos alguns dos maiores produtores de algodão e os maiores produtores de soja do Brasil, e não temos esse serviço aéreo para ofertar para esses empresários”, afirmou o prefeito.

Fonte:bnews