Delegado Bruno Marconi destacou principais crimes eleitorais e explicou a atuação da PF no 2ª turno | Reprodução / Bnews

Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Superintendência de Inteligência (SI), da Polícia Militar (PM) e da Polícia Federal (PF), realizou, na manhã desta sexta-feira (25), testes com drones que serão direcionados ao monitoramento do 2° Turno das Eleições Municipais nas zonas eleitorais, em Camaçari. O uso da tecnologia tem o objetivo de combater eventuais crimes eleitorais. 

O Delegado da PF, Bruno Marconi, acompanhou o teste e explicou quais são os principais crimes praticados no dia das eleições, além de informar como a equipe vai atuar durante o segundo turno.

“Existe uma enormidade de crimes eleitorais, mas o mais comum nesse período das eleições são o de boca de urna, a compra de votos e o transporte clandestino de eleitores. Tanto a compra de voto, quanto o transporte clandestino, configuram crimes com níveis de pena de prisão e flagrante. As pessoas são autuadas e apresentadas ao Poder Judiciário para a justiça de custódia e eventual liberação ou não, fiança ou não, a depender do caso”, informou.

Ele ressaltou, no entanto, que o fluxo de ocorrência no segundo turno é menor. “Essa distribuição de santinhos e a insistência para ganhar o voto ali no último momento, ainda é uma prática muito comum. Mas isso costuma ser mais problemático nos primeiros turnos das eleições, porque costumam ter candidatos a vereador, e no caso das municipais, os candidatos a deputados. Então, tem uma regimentação maior de cabos eleitorais. Nas eleições do segundo turno, isso costuma ser um pouco menor, mas estaremos atentos do mesmo jeito, para tentar coibir essa prática”, disse o delegado.

No sábado (26), duas equipes da Polícia Federal estarão realizando o patrulhamento ostensivo. No domingo, seis equipes estarão atuando, com mais uma sob aviso em Salvador para atender eventuais ocorrências que exijam reforço.

Além disso, as equipes de inteligência reforçam os trabalhos desde o início, concentrando esforços nas investigações regionais. As áreas de circulação vão ser na região de Camaçari, Monte Gordo, Cetrel e no litoral. 

“Desde o primeiro turno, a gente tem conseguido fazer um trabalho de coordenação bem intenso”, conclui o delegado.

Fonte: Delegado explica atuação da PF em cidades com segundo turno das eleições (bnews.com.br)