Uma importante ferramenta para o controle de pragas em tempo real vem se destacando entre os produtores da Bahia. Esse mecanismo é o aplicativo Monitora Oeste que promove a emissão de alertas para os usuários que fazem a gestão de pragas nas plantações de algodão.
O aplicativo foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), e já está sendo utilizada na monitoração de pragas agrícolas nas lavouras da Bahia.
O dispositivo iniciou com duas funções, o controle de duas doenças fúngicas. Atualmente, o Monitora Oeste se expandiu e foi aprimorado para a inclusão de alertas de outras pragas como o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus Grandis). Os dados obtidos pelo aplicativo são gerenciados pelos técnicos do Programa Fitossanitário da Abapa.
Antônio Carlos Araújo, o coordenador do Programa Fitossanitário da Abapa, comentou sobre o projeto. “O Monitora Oeste é uma ferramenta estratégica para produtores, engenheiros agrônomos e consultores, oferecendo uma visão macro das safras em tempo real. Nestes dois anos de utilização garantiu o apoio aos produtores que podem monitorar com mais precisão suas lavouras e, se necessário, adotar medidas preventivas e imediatas para evitar maiores prejuízos”, declarou.
O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para plataformas IOS e Android, permitindo que produtores rurais tenham um monitoramento diário das suas plantações e controlando as incidências de pragar agrícolas.
Créditos: Portal BNEWS