Após reunião com a Neoenergia Coelba garante continuidade do fornecimento de iluminação pública


A convite da prefeita Débora Regis, representantes da Neoenergia Coelba estiveram presentes no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), na tarde desta sexta-feira (3/1), para discutir a dívida de quase R$2,5 milhões com a empresa de energia, deixada ao município pela gestão da ex-prefeita Moema Gramacho. O encontro foi propositivo e avaliado como vitorioso pelos presentes, após comprometimento da atual gestora em honrar com a quitação das faturas em atraso.

O valor em aberto, referente ao período de 16 de setembro a 26 de dezembro de 2024, chegou ao conhecimento da prefeita através de um e-mail enviado pela concessionária no dia 30 de dezembro, ainda na gestão anterior. De forma imediata, e em seu segundo dia oficial de mandato, Débora Regis requisitou um diálogo junto a empresa, a fim de negociar a dívida e evitar a suspensão do serviço de energia previsto para ocorrer a partir do dia 13 de janeiro.

Para a prefeita Débora Regis, o resultado da reunião é uma grande conquista e se trata do primeiro problema resolvido de sua administração. “Infelizmente a gestão anterior não honrou com as contas de energia de nossa cidade o que poderia ocasionar no corte da iluminação pública. E através de um esforço em conjunto, fizemos uma composição vantajosa e estamos encerrando essa reunião com essa vitória, tendo em vista que nessa negociação conseguimos excluir a incidência de multas e juros, de forma que o parcelamento será com base nos valores originais”, vibrou a gestora do Executivo, ao destacar que apesar da conquista, o valor é um comprometimento da receita, mais uma dívida que precisará ser quitada com recursos de 2025.

Maria Helena Farias, superintendente institucional da Neoenergia Coelba, também fez uma avaliação positiva do encontro. “Fomos acionados hoje pela manhã para uma reunião, a pedido da prefeita, para tratar da questão do débito que envolve o município de Lauro de Freitas e nessa mesa de negociação fechamos um acordo para pagamento da dívida em aberto e manter a regularidade da administração”, explicou celebrando o resultado da reunião.

Também participaram da reunião o titular da Secretaria da Fazenda (Sefaz), Ricardo Góis; o deputado estadual Pedro Tavares; além de representantes da empresa de energia elétrica.