Placa do McDonald’s • Yves Herman/Reuters
O surto de Escheria coli associado ao sanduíche “Quarteirão com queijo” do McDonald’s causou 75 casos de doenças em 13 estados, incluindo 22 hospitalizações e uma morte, de acordo com novos dados publicados nesta sexta-feira (25), pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA e pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos.
Dois dos pacientes hospitalizados tinham síndrome hemolítico-urêmica, uma complicação séria que pode se desenvolver a partir de uma infecção por E. coli.
O adulto mais velho que morreu, tinha condições implícitas, mas não desenvolveu essa síndrome.
O CDC abriu a investigação na terça-feira (22), relatando inicialmente 49 casos em 10 estados – incluindo 10 hospitalizações e uma morte.
Podem levar semanas para determinar se a doença faz parte de um surto e espera-se que esses números cresçam.
A maioria das doenças relacionadas ao surto continua no Colorado, de acordo com o CDC. Michigan, Novo México e Washington também foram adicionados à lista de estados com doenças relatadas, junto com Iowa, Kansas, Missouri, Montana, Nebraska, Oregon, Utah, Wisconsin e Wyoming. Mas a agência observa que o surto pode ir além desses estados.
Autoridades federais dizem que ainda estão trabalhando para confirmar a fonte específica da bactéria, mas a Food and Drug Administration dos EUA diz que as cebolas em fatias ou os hambúrgueres de carne nos sanduíches Quarteirão com Queijo são a provável fonte de contaminação.
Entre os entrevistados, todos relataram ter comido no McDonald’s e a grande maioria comeu um hambúrguer de carne bovina, de acordo com o FDA.
“A FDA está usando todas as ferramentas disponíveis para confirmar se as cebolas são a fonte deste surto”, disse um porta-voz da agência em uma declaração. “Isso inclui trabalhar com parceiros federais e estaduais e as empresas envolvidas para coletar e avaliar registros e informações de distribuição como parte de nossa investigação de rastreamento.
A FDA e os parceiros estaduais também estão coletando amostras de cebola para análise”, concluiu.
O McDonald’s retirou o Quarteirão com Queijo do menu em um quinto de suas lojas. A empresa parou de usar as cebolas, assim como os hambúrgueres de carne do quarteirão em vários estados – Colorado, Kansas, Utah e Wyoming, bem como partes de Idaho, Iowa, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Novo México e Oklahoma – enquanto a investigação continua, disse o CDC.
A fornecedora do McDonald’s, Taylor Farms, retirou as cebolas amarelas do mercado “por excesso de cautela”, disse a empresa em um comunicado na quarta-feira (23), e a distribuidora US Foods emitiu um recall de quatro tipos de cebola, devido à “potencial contaminação por E. coli”.
A FDA confirmou que cebolas amarelas da Taylor Farms foram vendidas como iten adicional na compra do sanduíche.
Algumas outras grandes redes de fast food que receberam cebolas da Taylor Farms – incluindo Burger King, Taco Bell, Pizza Hut e KFC – removeram cebolas frescas de seus menus em alguns locais.
Créditos: Deidre McPhillips, da CNN