CNPQ prorroga prazo para revelar resultados preliminares do Conhecimento Brasil

Pesquisadores brasileiros em 56 países terão de esperar resultado preliminar da chamada de Atração e Fixação de Talentos • Kyle Glenn/Unsplash

O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) mudou para 14 de março de 2025 a divulgação do resultado preliminar da chamada de Atração e Fixação de Talentos (CNPq/MCTI/FNDCT 21/2024) do programa Conhecimento Brasil. A data original era 18 de novembro de 2024.

De acordo com nota no site oficial do Conselho, o motivo da mudança é “grande quantidade de propostas recebidas pela chamada, que implicou a necessidade de dilatação do período necessário para avaliação de julgamento”. A alteração foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19).

O mesmo motivo causou o adiamento do resultado preliminar da chamada de Apoio a Projetos em Rede com Pesquisadores Brasileiros no Exterior (CNPq/MCTI/FNDCT 22/2024). Ele seria divulgado dia 18, mas foi remanejado para a próxima sexta-feira (22). Na nota oficial, o CNPq lamenta os transtornos causados pelas alterações.

De acordo com o Conselho, mais de 2.500 pesquisadores brasileiros que estão radicados em 56 outros países querem voltar para cá ou atuar em cooperação com instituições brasileiras. São um total de 2.572 projetos submetidos às duas linhas (1.593 propostas para a chamada de repatriação de pesquisadores e 979 ao edital de formação de redes de cooperação).

Créditos: Nathalie Ayres, da CNN