Em um mês, Sistema de Reconhecimento Facial alcança 101 foragidos da Justiça

Em um mês, o Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP) auxiliou na captura de 100 foragidos da Justiça em toda a Bahia. A marca de 2.101 prisões foi atingida na quarta-feira (27), após a captura de um homicida e de uma mulher procurada pelos crimes de tráfico de drogas e roubo, e serem encontrados nas cidades de Salvador e Santo Antônio de Jesus.

Equipes dos Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) de Salvador e SAJ acionaram equipes do Comando de Operações Policiais Militares (Coppm) e 14º Batalhão da PM que rapidamente identificaram os foragidos. Após a confirmação dos documentos pessoais, eles foram conduzidos para a delegacia onde tiveram os mandados cumpridos.

Entre os dias 25 de outubro e 27 de novembro, procurados pelos crimes de tráfico de drogas, estupro, homicídio, pensão alimentícia, roubo, porte ilegal de arma de fogo, organização criminosa e lesão corporal que passaram por pontos monitorados pela ferramenta acabaram presos.

As capturas aconteceram nas cidades de Salvador, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Simões Filho, Itaberaba, Vitória da Conquista, Mata de São João, Lauro de Freitas, Serrinha, Eunápolis, Camaçari, Vera Cruz, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Candeias, Feira de Santana, Itamaraju, Barreiras e Irecê.

Somente em 2024, 848 prisões foram realizadas com o auxxílio da ferramenta,  batendo o recorde dos anos anteriores com 680 (2023), 348 (2022), 26 (2021), 90 (2020) e 110 (2019).

Créditos Alô Juca