O SBT anunciou, nesta terça-feira (24), que fechou um contrato com a Televisa para voltar a exibir os seriados clássicos “Chaves” e “Chapolin” no Brasil. A exibição começará em outubro, mas a emissora ainda está definindo os horários e a data de reestreia. Além da transmissão na TV aberta, alguns episódios serão disponibilizados na plataforma de streaming +SBT.
Em comunicado oficial, a emissora celebrou o acordo com a produtora mexicana: “O SBT chegou a um acordo com a Televisa, na tarde desta terça-feira, 24 de setembro, para adquirir os direitos de exibição no Brasil das tão amadas séries Chaves e Chapolin, por completo, na TV aberta. Além disso, de acordo com a negociação, alguns episódios de Chaves e Chapolin também serão exibidos no +SBT Em breve, informaremos mais detalhes do retorno tão pedido pelos espectadores nos últimos anos”, informou a empresa.
Histórico do bloqueio de exibição
Desde agosto de 2020, “Chaves” e “Chapolin” estavam fora do ar no mundo todo devido a um impasse entre a Televisa e o Grupo Chespirito, responsável pelos direitos autorais das criações de Roberto Goméz Bolaños, criador das séries. A Televisa detém as fitas dos episódios antigos, mas os herdeiros de Bolaños administram os direitos intelectuais sobre os personagens e as histórias.
O bloqueio ocorreu após o Grupo Chespirito solicitar um aumento no valor pago pela Televisa pela distribuição dos programas. Como não houve acordo, as transmissões de “Chaves” e “Chapolin” foram interrompidas. Entretanto, no início deste mês, ambas as partes chegaram a um novo entendimento financeiro, permitindo que os programas voltassem a ser liberados para exibição.
Além do SBT, a Globo e o Amazon Prime Video, que já exibiram “Chaves” até 2020, estão em negociações para também trazer de volta os clássicos às suas plataformas. No último fim de semana, a série retornou ao ar em outros países, após quatro anos de ausência.
Créditos: Portal BNEWS