Executivo da Bahia Export defende necessidade do Estado em assumir protagonismo no ambiente de negócios

Salvador recebe nesta semana o Bahia Export 2024 – 1º Fórum Estadual de Logística, Infraestrutura e Transportes, evento para discutir parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada para ara dinamizar o ambiente de negócios.

O secretário-executivo da Bahia Export, Fausto Franco, defendeu que a Bahia assuma o protagonismo no ambiente de negócios do Brasil.

“A Bahia é um estado muito transversal. A gente tem o maior litoral do Brasil, a gente divide fronteira com mais oito estados da federação, nós temos a maior baía navegavam do mundo. Mas nós temos muitos entraves para resolver. Tem o gargalo da Via Bahia; tem oito portos dentro da Baía de Todos os Santos, mas nenhum desses portos tem acesso a ferrovias; temos a questão da renovação do contrato com a FCA com a VLI”, disse.

“Então, a gente precisa se unir. Quando eu digo a gente são os setores privados e os entes públicos, porque é muito importante que o estado se mobilize para essa renovação acontecer de uma forma que não prejudique as questões comerciais do estado”, acrescentou.

Franco ainda defendeu um estreitamento da relação entre os setores público e privado para solucionar os entraves presentes no Estado para gerar mais emprego e renda.

“Os entes privados com os entes públicos se unirem para fazer a Bahia essa locomotiva e essa potencia que a gente sabe que é de forma mais pujante. A Bahia hoje é o maior produtor de energia renovável do Brasil. A Bahia é o terceiro maior produtor de minério do Brasil, mas que tem a maior diversidade de mineração do nosso país. Então, isso tudo tem que ser colocado na prática para gerar mais emprego e renda”, finalizou.

Créditos: Portal BNEWS