Mel, iogurte e frutas: ingredientes naturais funcionam na rotina de skincare?

Máscara de mel é um dos usos mais comuns de produtos naturais como cosmético • Freepik

As receitinhas caseiras de skincare fazem parte de um método antigo e popular de cuidado com a pele que, nas últimas décadas, passou a dividir espaço com um volume cada vez maior de cosméticos cheios de tecnologia pensados pela indústria farmacêutica.

Ainda há, no entanto, quem não dispense uma esfoliação de mel com aveia ou uma hidratação capilar feita com babosa, por exemplo. É o caso da apresentadora Xuxa, 61, que já revelou que tem em tratamentos estéticos naturais e caseiros seu principal segredo de beleza. O arsenal da rainha dos baixinhos vai desde chá de camomila para combater as olheiras até mamão para hidratar os olhos, passando pelo uso do iogurte para tratar queimaduras de pele.

Mas essas misturinhas são eficazes? É possível substituir os produtos industrializados por ingredientes naturais? Dá para montar uma rotina de skincare que uso em pouco de cada um dos lados? Segundo a dermatologista Alessandra Craveiro, a resposta é sim.

“Alguns ingredientes naturais são eficazes no cuidado da pele e têm sido usados na dermatologia por suas propriedades. Ingredientes como mel, aloe vera [popularmente chamada de babosa], chá-verde, óleo de coco e até água de arroz oferecem benefícios”, afirmou. “Esse tipo de cuidado, porém, deve ser feito com cautela, pois até ingredientes naturais podem causar reações se aplicados incorretamente.”

Em entrevista à CNN, ela explicou que o primeiro passo é buscar o auxílio de um médico especializado para garantir que não aconteça nenhuma reação alérgica e saber usar o benefício de cada ingrediente.

“Aplicar ingredientes naturais na pele sem orientação médica pode ter riscos, como irritação, alergias e até queimaduras. O limão, por exemplo, pode causar fotossensibilidade, e certos óleos essenciais podem ser irritantes. Até mesmo a água de arroz, embora seja considerada segura, deve ser testada antes em uma pequena área da pele, pois algumas pessoas podem ter reações alérgicas. É essencial entender os possíveis efeitos de cada ingrediente e aplicar com cautela”, recomendou.

Dá para montar uma rotina de skincare só com ingredientes naturais?

A médica, que é autora do livro “Cuidados da Pele que Ninguém te Conta”, afirmou que é possível tanto mesclar ingredientes naturais com produtos farmacêuticas, quanto criar uma rotina inteira de skincare com receitas caseiras. Ela indica, por exemplo, a aplicação de óleo de jojoba, água de arroz e aloe vera para a criação de uma rotina básica.

“Por exemplo, a água de arroz pode ser usada como um tônico calmante e clareador após o uso de um produto farmacêutico, como um ácido suave para esfoliação. Uma rotina básica poderia incluir a limpeza com um óleo natural, como o óleo de jojoba, tonificação com água de arroz e hidratação com aloe vera”, indicou.

Segundo ela, a água de arroz, rica em antioxidantes e vitaminas, ajuda a acalmar, clarear e equilizar a pele. “Ela pode ser usada como tônico após a limpeza do rosto: basta deixar uma pequena quantidade de arroz de molho por 20 minutos em água filtrada, coar e aplicar o líquido na pele”, disse.

Frutas e iogurte funcionam na pele?

Alessandra explicou ainda que produtos usados por Xuxa, como o iogurte e as frutas também são eficazes, bem como a mistura de mel com aveia, usada como esfoliante.

“O iogurte, por exemplo, contém ácido lático, que esfolia suavemente e hidrata a pele. Frutas como abacate e banana são ricas em antioxidantes, vitaminas e nutrientes que nutrem e ajudam a pele a se recuperar de danos. Outras receitas caseiras eficazes incluem a mistura de mel com aveia, que funciona como um esfoliante suave e ajuda a hidratar e acalmar a pele”, disse.

“Outra opção é o chá-verde usado como tônico, que refresca a pele e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.”

Créditos: Flávio Ismerim, da CNN