Com o objetivo de intensificar as ações preventivas para reduzir os impactos das chuvas, a Prefeitura de Lauro de Freitas, através do corpo técnico, esteve nas ruas deste domingo (12/1), vistoriando pontos críticos da cidade com a Operação Chuva. A força-tarefa, constituída por agentes das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, e de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública, atuou com rapidez, garantindo os serviços essenciais como, limpeza de canal e de bueiro, manutenção de drenagem, roçagem, entre outras ações.
Durante a operação, foram identificadas falhas na rede de drenagem e alagamentos, em Itinga; acúmulo de lixo na caixa de drenagem, em Ipitanga; e necessidade de limpeza de canal, em Vida Nova. De prontidão, os profissionais removeram acúmulos de resíduos, a exemplo de areia, vegetação e lixo, que obstruíam a passagem da água, garantindo um melhor escoamento. A ação foi acompanhada pelos gestores Joselene Cardim e Glauber Moraes.
Para a titular da Infraestrutura e Serviços Públicos estar em campo é fundamental para traçar ações prioritárias. “Estamos na rua, junto com a Defesa Civil, identificando os pontos críticos de alagamento. Pois ver de perto, o que as pessoas estão enfrentando nos norteia por onde devemos iniciar e como podemos melhorar as condições da população. Então já corremos os locais e já implantamos reparos e limpeza em áreas mais atingidas”, disse Joselene.
De acordo com a Defesa Civil, no sábado (11/1), o órgão registrou nove chamados, entre queda de muro, entulho obstruindo a passagem da água e alagamentos de ruas e residências. No domingo (12/1), não houve registro de ocorrência. Os trabalhos seguem nesta segunda-feira (13/1).
Fonte: Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas