Urgente!
19 abr 2025, sáb

Vietnã tenta medida para evitar tarifaço, mas EUA consideram providência insuficiente; saiba mais


Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar taxação de 46%, o chefe do partido do Vietnã, Tom Lam, fez uma proposta para o republicano para que fossem eliminadam todas as taxas adicionais em produtos vietnamitas, além de adiar a medida para, ao menos, daqui a 45 dias, conforme informações do jornal O Globo. 

No entanto, o assessor de Trump, Peter Navarro, avalia a medida como insuficiente. “Mesmo que simplesmente reduzíssemos nossas tarifas e eles reduzissem as deles a zero, ainda assim teríamos um déficit comercial de cerca de US$ 120 bilhões com o Vietnã”, comentou ao programa Sunday Morning Futures da Fox News, conforme O Globo. “E o problema são todas as trapaças não tarifárias que eles praticam”,continuou.

De acordo com Navarro, as medidas devem incluir “subsídios à exportação e evasão tarifária de exportações chinesas, visto que o Vietnã, que recebeu uma das maiores tarifas do mundo após medida de Trump, tem sido uma das principais soluções da China em relação à manufatura e exportação”.

Fonte:bnews